Tecnologia: carro controlado por ondas cerebrais? Veja como isso é possível

O futuro já está aqui e uma prova disso é a nova invenção que a Ford patenteou nos Estados Unidos. A função tem o nome de “interface entre cérebro e máquina” e se trata de um sistema que integra o cérebro humano ao carro. É isso mesmo, a tecnologia faz com que os controles do carro, freio, acelerador e direção sejam controlados por meio de ondas cerebrais.

A empresa ainda não deixou claro se pretende implantar a função nos automóveis em algum momento do futuro. Isso acontece porque muitas empresas registram patentes de tecnologias para manter a propriedade intelectual daquela ideia. No entanto, parece ser bastante provável um investimento futuro nesta função tão inovadora.

Confira: 5G, descubra como a tecnologia irá revolucionar o país de maneira inédita em 2022

Como funciona?

Segundo descrições da empresa, a tecnologia vê todas as atividades do cérebro do motorista, como para captar sinais de que ele deseja fazer alguma ação, como mudar os controles. As ondas cerebrais conseguem antecipar a ação dos músculos, dessa forma, o sistema consegue prever as intenções do motorista e estar sempre um passo a frente.

Tecnologia: carro controlado por ondas cerebrais? Veja como isso é possível
Tecnologia: carro controlado por ondas cerebrais? Veja como isso é possível / Créditos de imagem pixabay

Essa informação vai de um sistema que capta essas ondas cerebrais para outro sistema. Esse sistema consegue fazer todos os ajustes no veículo, de acordo com a vontade do condutor. Portanto, o motorista usa uma forma de capacete para que essas ondas cerebrais sejam recolhidas.

Outro ponto importante dessa tecnologia é que ela não é precisa o bastante para dirigir um carro, sozinha, por isso não funciona como um piloto ou algo do tipo. Ela apenas completa as intenções do condutor, como uma ajuda na hora de dirigir. 

Pesquisa da Ford em tecnologia

A Ford, empresa responsável pela função inovadora, é uma grande investidora na área de pesquisas científicas e de tecnologias, portanto, a empresa possui diversos outros estudos a caminho. Um exemplo disso é o recente estudo da Ford que faz um mapeamento do cérebro humano para associar respostas físicas a lapsos de atenção no volante.

Leia também: aplicativo de cassino que faturou US$ 1 bilhão, continua crescendo no mundo

Dessa forma, a função seria eficaz para saber quando os motoristas estão cansados, com sono, desatentos ou algo do tipo. Assim, os cientistas responsáveis pela pesquisa procuram encontrar vestígios físicos para as desatenções e lapsos de concentração. O que poderia evitar uma grande parcela de acidentes no trânsito hoje em dia.

Além disso, existe outra tecnologia da Ford que ajuda a alertar motoristas quando estão ficando cansados e desatentos no volante. Consiste em uma xícara de café no painel do carro, para servir de alerta aos condutores. No entanto, não se trata de uma função que é realmente capaz de saber quando o motorista está cansado ou desatento. Ela apenas reúne indícios e avisa ao condutor.

Tecnologia: carro controlado por ondas cerebrais? Veja como isso é possível
Tecnologia: carro controlado por ondas cerebrais? Veja como isso é possível / Créditos de imagem pixabay

Tecnologia da Nissan

Além da tecnologia da Ford, no ano de 2018 a Nissan, uma marca de carros, mostrou um projeto semelhante à interface entre cérebro e máquina. Denominada de “Brain to Vehicle”, ou em tradução livre “cérebro para veículo”. Essa função também tinha a premissa de antecipar as ações do condutor do veículo da marca. Assim poderia dar um tempo considerável de reação, entre 0,2 a 0,5 segundos que o ser humano.

Essa função seria capaz de interpretar os sinais cerebrais que o motorista passa e usar eles como um auxílio na direção do veículo. No entanto, a empresa não deu muitos detalhes sobre esta tecnologia. Ela se apresentou ao mundo durante a CES, maior feira tecnológica do mundo inteiro, que acontece em Las Vegas, Estados Unidos.

O que se sabe sobre o aparelho, demonstra que se trata de um dispositivo bastante inovador. Dessa forma, o motorista usa um capacete que tem alguns sensores instalados, para reconhecer e ler as ondas cerebrais do motorista em questão de segundos antes do movimento ser feito pelo condutor.

Assim como a função da Ford, essa pode ser uma invenção muito útil no mundo real Visto que pode inclusive diminuir a quantidade de acidentes no trânsito. Além disso, o equipamento pode ajudar muito condutores iniciantes ou que sofreram algum tipo de trauma no volante.

Confira: Instagram desativa o Boomerang e Hyperlapse: confira os detalhes dessas mudanças

Instagram desativa o Boomerang e Hyperlapse: confira os detalhes dessas mudanças
Instagram desativa o Boomerang e Hyperlapse: confira os detalhes dessas mudanças / Créditos de imagem pixabay

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 GETFINTEC - Theme by WPEnjoy · Powered by WordPress