Por que o Telegram está sendo banido do Brasil? Clique e confira

De fato, o Telegram é um aplicativo de mensagens que ao longo dos anos se envolveu em diversas polêmicas. Contudo, dessa vez, o app não escapou de sanções e está sendo banido do Brasil. Parece uma decisão extrema, no entanto, para entender melhor é necessário conhecer o histórico do aplicativo e o atual cenário. 

Com certeza, você conhece o Telegram, afinal de contas, ele é um dos aplicativos mais populares do mundo. Desde 2013, mais de meio bilhão de pessoas começaram a utilizar. Com regras pouco rígidas, o app sempre foi alvo de denúncias, pois informações falsas, discurso de ódio e até banditismo circulavam com facilidade.

Confira: como transferir o carro pelo aplicativo: um projeto que se tornou realidade

Por fim, o conteúdo de hoje foi redigido, para te deixar atualizado sobre o fim da plataforma de mensagem no país. Então, não deixe de ler até o final, pois, mostraremos a decisão do Ministro Alexandre de Moraes, do STF e o porquê do app está sendo banido. Veja a seguir: STF determina a paralisação do aplicativo no Brasil.

Por que o Telegram está sendo banido do Brasil? Clique e confira
Por que o Telegram está sendo banido do Brasil? Clique e confira / Créditos de imagem pixabay

Entenda porque o Telegram está sendo banido do Brasil

Nesta semana, o Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que o Telegram deixe de funcionar no país. Segundo a matéria publicada no dia 19 de março, por Luana Patriolino, no Correio Braziliense, a razão do app estar sendo banido é: a plataforma tem descumprido ordens judiciais, tal como o bloqueio do perfil de Allan dos Santos, um blogueiro bolsonarista

Antes de banir de vez o Telegram, aconteceram diversas tentativas de acordo, contudo, não houve acerto. Por fim, o magistrado determinou o seu bloqueio. Com o intuito de cumprir a decisão, as plataformas digitais e operadoras de internet precisam adotar medidas que inviabilizem o aplicativo. Desse modo, o aplicativo não fará mais parte dos apps de mensagens no Brasil.

Toda essa repercussão se deve ao fato do Telegram não ter atendido às solicitações da Polícia Federal (PF) em bloquear perfis que contêm informações falsas. Assim como a conta do usuário Allan dos Santos, que segundo a matéria publicada pelo G1, em outubro de 2021, está sob investigação por compartilhar Fake News e por financiamento de atos antidemocráticos.

Leia também: quais são os melhores aplicativos para quem está de dieta? Confira os 5 melhores

A plataforma realizou bloqueios de perfis no último mês, saiba mais!

Na contramão da fala da PF, que diz que o Telegram: “é notoriamente conhecido por sua postura de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países, inclusive colocando essa atitude não colaborativa como uma vantagem em relação a outros aplicativos de comunicação…”, em obediência a uma determinação do STF, no mês passado, o Telegram realizou o bloqueio de três perfis de Allan dos Santos. 

Mesmo após os bloquear as contas do usuário Allan dos Santos, a situação não foi resolvida, até porque, a plataforma não conseguiu administrar a criação de novos perfis. Então, o bolsonarista envolvido em Fake News, retornou ao app. De fato, sem uma ação de contenção, usuários desse tipo vão continuar a disseminar informações falsas e atacar instituições democráticas.

A determinação de Alexandre de Moraes foi embasada, no Marco Civil da internet. Ele enfatiza que a sanção a empresa se deve a falta de colaboração às decisões judiciais. Além disso, a empresa não contribui com dados pessoais e outras informações que possam ajudar a identificar usuários do app. Por isso, o bloqueio, mesmo após o movimento positivo.

Por que o Telegram está sendo banido do Brasil? Clique e confira
Por que o Telegram está sendo banido do Brasil? Clique e confira / Créditos de imagem pixabay

O Ministro determinou que o Goggle (administrador do Android) e a Apple (do iOS), retirem de suas lojas virtuais o aplicativo do Telegram. A multa para que não cumprir é de 100 mil reais por dia. Em resposta, a Anatel divulgou que foi informada oficialmente e já está agindo para cumprir a decisão da justiça.

Com toda certeza, as regras de funcionamento menos rígidas, é o principal motivo da atração de extremistas a plataforma. A saber, usuários banidos do Facebook, Youtube ,Twitter, entre outras redes sociais, acabam migrando para o Telegram. A rede tem atraído usuários que publicam informações falsas, conteúdos violentos e até mesmo pornografia infantil, tudo isso, em grupos do aplicativo. 

Lista de motivos do bloqueio da plataforma

  1. Primeiramente, o Telegram não limita compartilhamentos e não fiscaliza informações falsas;
  2. O TSE realizou tentativas de firmar parcerias com o Telegram, mas a empresa não respondeu à corte e segue sem representação no país;
  3. O Telegram não responde ao pedido formal do TSE em apagar os perfis de Allan dos Santos; 
  4. Em fevereiro, o Ministro Alexandre de Moraes ameaçou a bloquear o aplicativo, caso eles não cumprissem a ordem de remoção dos perfis;
  5. O Telegram acata a decisão do TSE e bloqueia os perfis do blogueiro bolsonarista, evitando o bloqueio naquele momento;
  6. Depois, Allan dos Santos, volta a criar perfis no Telegram;
  7. Em seguida; a PF faz a recomendação de bloqueio do app;
  8. Por fim, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, manda bloquear o Telegram no Brasil.

Confira: como economizar energia no celular? Veja os melhores aplicativos, para essa tarefa

Como economizar energia no celular? Veja os melhores aplicativos, para essa tarefa
Como economizar energia no celular? Veja os melhores aplicativos, para essa tarefa / Créditos de imagem pixabay

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2022 GETFINTEC - Theme by WPEnjoy · Powered by WordPress