Em 2021, uma das palavras mais procuradas nos serviços de busca foi NFT. Os tokens não fungíveis chegaram há pouco tempo e já movimentam milhões de dólares no mercado financeiro através da nova super tecnologia que garante a autenticidade de produtos digitais. Entenda todos os detalhes sobre a novidade e veja porque isso ganhou o mundo em apenas alguns meses.
NFT ou token não fungível é uma tecnologia que foca na proteção de produtos virtuais, como artes digitais, gifs, imagens exclusivas, entre outros. Nesse sentido, a ferramenta blockchain, baseada em criptografia, transforma materiais digitais em artigos únicos e os protege contra cópias. Então, os NFTs criaram um mercado que atraiu investidores de todo o mundo.
Confira: metaverso, por que empresas e pessoas estão gastando milhões em imóveis virtuais
O jogador Neymar chegou a gastar R$ 6 milhões e o cantor Justin Bieber também pagou cerca de R$ 7 milhões em média em suas artes digitais personalizadas. Assim, rapidamente as grandes empresas perceberam o potencial do novo mercado e investiram valores milionários. A Nike foi uma das primeiras a comprar uma startup de NFTs.

E, funcionando como um ‘’documento de registro’’ de produtos digitais, a tecnologia fez com fosse possível ganhar dinheiro on-line a partir de compras e vendas de artigos colecionáveis. Dessa maneira, investidores podem lucrar a partir de plataformas que negociam por meio de criptomoedas ou moedas tradicionais, como dólares ou euros.
Blockchain e autenticidade
De maneira simplificada, blockchain é um conjunto de dados que ‘’constrói’’ a validação de que uma obra é única. Então, os dados viram uma espécie de assinatura criptografada, fazendo com que o dono do produto digital seja o único com a versão original. Dessa forma, o produto se torna não fungível, ou seja, não pode ser trocado por uma cópia.
Para criar uma autenticidade a uma foto, gif ou qualquer arquivo digital, basta selecionar o produto alvo e aplicar blockchain através de softwares especializados. Isso cria escassez nesses objetos, gerando uma quantidade limites, portanto, aumentando o valor comercial. Para colecionadores, a ferramenta é excelente e fez grandes mudanças positivas.
Leia também: criptomoedas e NFTs precisam ser declarado no imposto de renda de 2022?
Assim como as criptomoedas, os NFTs também utilizam criptografia, que deixa as transações mais seguras. Contudo, o mercado não é livre de pontos negativos, já que existe a possibilidade de fraudes e roubos. Mas situações como essa são raras e não impedem os investidores de apostar cada vez mais na área.
Como comprar NFT
Para comprar NFT, o primeiro passo é ter uma carteira digital com criptomoedas. Hoje em dia, existem sites que revelam os valores dos tokens não fungíveis em moedas tradicionais, mas são poucos. Para as plataformas seguras e de renome o ideal é fazer as negociações em ‘’coins’’.
Em 2022, o site que especialistas no mercado mais recomendam para compra e venda é a OpenSea. Nesse ambiente digital, a blockchain Ethereum é a predominante e os investidores podem comercializar produtos digitais a partir da moeda Ether. A plataforma é americana, mas milhares de brasileiros já a utilizam para fazer operações.
Além disso, também existem diversas outros sites como Binance, Coinbase, FTX, Magic, Zora e Rarible. Os sites de compra e venda desses produtos digitais permitem que os investidores vejam fotos, gifs, artes raras e muito mais em uma área de exposição. No mercado de artes, os tokens não fungíveis estão sendo populares.

Benefícios do mundo NFT
Assim como toda nova tecnologia, é preciso ter muitos cuidados ao investir em NFT, já que se trata de um mercado recente e cheio de possibilidades. Por isso, se você está pensando em entrar para esse mundo, saiba que é necessário, antes de tudo, compreender seus riscos e benefícios.
Por se tratar de uma área que envolve o mercado de artes e de entretenimento, os tokens não fungíveis podem ser uma excelente opção para fugir dos investimentos tradicionais. Agora, colecionadores digitais de vários estilos vão poder entrar para as plataformas e negociar a partir das blockchains.
Dessa maneira, diversificar a carteira de investimentos também pode ser um ponto positivo dentro dessa área. O mercado das criptomoedas já tinha feito mudanças nas estratégias de investidores experientes e iniciantes. Desta vez, os NFTs podem causar uma nova revolução.
Confira: mega-sena, veja como fazer o seu jogo pelo aplicativo, sem sair de casa
