Aplicativo que roubam seus dados – Saiba como se proteger

Devido aos avanços tecnológicos, novos aplicativos são desenvolvidos diariamente. Ou seja, existem aplicativos para todos os gêneros, tribos e funcionalidades. Mas você sabe quais aplicativos roubam seus dados?

Por exemplo, alguns softwares ajudam na qualidade do sono, outros ajudam a se organizar. Também temos os mais importantes, como redes sociais e contas de banco. Mas e quando o assunto é segurança. Você sabe o que é preciso para se proteger? Sabe a quais dados os apps têm acesso?

Pensando nisso, a pCloud – serviço de armazenamento na nuvem – separou os aplicativos que mais roubam os dados dos usuários. E vamos te ensinar a como se prevenir.

Atenção as permissões de acesso

Ao instalar um aplicativo no seu celular é solicitada a liberação de acesso aos dados. Afinal, para que servem essas informações?

Em sua maioria, para melhorar a qualidade de anúncios indicados para você, e até mesmo para o melhor desempenho do software. Como, por exemplo, plataformas de vendas, que usam esses dados para saber quais produtos direcionar para o usuário.

Afinal, quem nunca se assustou, após uma conversa entre amigos, receber ofertas e notícias sobre o assunto? Isso acontece devido às permissões de acesso ao seu celular, que você os autoriza.

Aplicativos que roubam seus dados - Saiba como se proteger
Aplicativos que roubam seus dados – Saiba como se proteger / Créditos de imagem pixabay

Nem tudo é vírus

Ao contrário do que muitos acreditam, existem diversas formas de um app “roubar seus dados”. Não apenas aplicativos mal intencionados realizam esses “roubos”. Como também, softwares conhecidos, como editores de fotos e redes sociais.

Que através dos dados que acessam dos usuários, podem sofrer vazamentos de informações.

Afinal, quem não se lembra da polêmica do Facebook, em abril de 2021? Onde a empresa disse ter sido alvo de “raspagem” – técnica onde robôs armazenam informações públicas. Segundo a empresa pCloud, entre os aplicativos que roubam seus dados estão o Facebook e Instagram. Sem esquecer dos apps LinkedIn e Uber Eats.

Já o YouTube, Duolingo, TikTok e Spotify aparecem na lista com menos de 50% de acesso aos dados dos usuários. Nesse sentido, entre os softwares de edição de fotos, temos o VSCO e Adobe Lightroom que utilizam dados como: localização e informação de contato.

Afinal, existem aplicativos mais seguros?

A resposta é, sim! Por outro lado, a pCloud também disponibilizou a lista de apps que “roubam” menos de 2% dos dados de usuários.

Não apenas plataformas como: Netflix, Microsoft Teams, Telegram, Google Classroom e Discord não coletam informações significativas dos seus usuários. Como também, estão entre os softwares que possuem menos chances de invasão por terceiros.

Confira: 4 Aplicativos para tirar foto panorâmica, que você deve ter!

E agora, o que fazer?

Sabemos que é impossível ter total segurança na internet. Afinal, a partir do momento em que nos conectamos à internet, estamos enviando e recebendo milhares de dados por minuto.

Mas, com alguns cuidados e atenção, é possível diminuir os riscos de ter seus dados expostos. Confira algumas medidas que podem te ajudar a manter seus acessos e contas mais seguros.

Escolha senhas fortes

Senhas com data de aniversário, telefone, nome e números sequenciais ou repetidos, estão entre as senhas mais comuns dos usuários. E facilita a invasão de programas mal-intencionados. Por isso, ao criar uma senha opte por senhas fortes.

De preferência que seja alfanumérica – com letras e números -, com diferença entre maiúscula e minúscula, além de algum símbolo. Dessa forma, além de evitar que uma pessoa má intencionada descubra a sua senha. Você também dificulta que programas de malware a desvende com facilidade.

Aplicativos que roubam seus dados - Saiba como se proteger
Aplicativos que roubam seus dados – Saiba como se proteger /
Créditos de imagem pixabay

Dê preferência a autenticação de dois fatores

Atualmente, os apps nos possibilitam confirmar a identidade antes de acessar. E permite também escolher se queremos realizar essa ação através de SMS ou um aplicativo terceiro. Por exemplo, entre os mais conhecidos, que realizam esse processo, temos o Google Authenticator e o Twilio Authy 2.

Às vezes o básico também ajuda

Evite se conectar em locais públicos

A menos que seja uma emergência, o ideal é evitar entrar em redes sociais, ou conta bancária. Principalmente em coworking e lan house. Afinal, não sabemos a intenção das pessoas que já utilizaram antes de você. Por isso, é melhor não correr o risco de ter seus dados roubados por programas ativos na máquina.

Cuidado com as permissões dos aplicativos

Por fim, como falamos no início do texto, fique atento aos dados que os aplicativos querem acesso. Caso não concorde com alguma permissão solicitada pelo software. Verifique se ele permite você negar. Ou procure outro que atenda melhor suas necessidades. Seja na sua plataforma Android ou IOS. Sempre escolha seus aplicativos com segurança.

Leia também: 4 Aplicativos para tirar foto panorâmica, que você deve ter!

Os 4 melhores apps para fotos panorâmicas
Os 4 melhores apps para fotos panorâmicas / Créditos de imagem pixabay

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 GETFINTEC - Theme by WPEnjoy · Powered by WordPress