Conforme evoluímos e descobrimos novas tecnologias, novos vocábulos são inseridos no nosso cotidiano. Desse modo, se você já se perguntou o que é a Blockchain, nós temos a resposta aqui. Então, nesta quinta-feira, 27 de janeiro, não deixe de conferir os detalhes sobre esta tecnologia que está revolucionando o mundo.
Embora não seja tão simples, esta tecnologia tem o potencial de transformar tudo como conhecemos. Muitas pessoas, sem dúvida, já ouviram falar em Bitcoin, e esta é uma mudança que a blockchain proporcionou no campo financeiro. Por outro lado, o mundo das artes também está explorando um novo campo com as NFTs.
Confira: Tecnologia e investimento, onde aplicar o seu dinheiro?
O Bitcoin, criação de Satoshi Nakamoto, foi quem apresentou a blockchain ao mundo, mas a cada dia ela ainda é explorada em diversos campos. Quer entender esta tecnologia de maneira melhor? Nós temos informações que te ajudarão a conhecer o motor por trás dessa incrível inovação.
Mais detalhes sobre a blockchain
Sabe qual é um dos produtos mais valiosos na internet? Informação. Assim, empresas como o META (antigo Facebook), arrecadam seus dados e vendem por muito dinheiro. Por isso, a blockchain é tão revolucionária, pois ela mudou a maneira de armazenar informação na internet.

Hoje, os usuários de acordo com as suas intenções, conseguem crackear programas pagos, manipular fotos, criar fake news, etc. Porém, em um mundo difícil de apontar o que é verdadeiro e falso, a blockchain pode ser a solução.
Afinal, esta tecnologia se trata de um livro-razão que fica disponível da mesma forma para todas as pessoas na rede pública ou privada. Desse modo, é como se uma rede blockchain fosse um cartório digital. E assim, lá é possível fazer os registros de ativos (físicos e digitais), além de qualquer dado importante.
Para você ter uma ideia das possibilidades da blockchain, nos últimos meses já aconteceram registros de casamento, nascimento, e até a venda de imóveis físicos. Assim, esta tecnologia está sendo revolucionária pela sua flexibilidade, e infinitas possibilidades.
Leia também: Claro vai distribuir NFTS, veja!
O que muda com o uso dessa tecnologia?
Praticamente tudo o que conhecemos pode ser transformado com a blockchain, contudo, alguns aspectos principais são: armazenamento e distribuição de dados, segurança e autenticidade de informações, privacidade de usuários, entre outros. A maneira de enxergar o dinheiro, e até mesmo os jogos digitais se ampliou, e está tomando novos rumos.
A blockchain já se mostrou eficiente em diversas áreas, desde o campo das finanças até hospitais e jogos. O motivo de tamanha mudança está no potencial da tecnologia em facilitar acordos, e acelerar processos burocráticos. Além disso, é possível gerar mais confiança nas transações, privacidade e segurança de bens.
Na prática, a blockchain, que pode ser traduzida por ‘corrente de blocos’, literalmente utiliza blocos de informações, como elo que criam uma grande rede. O que torna a blockchain segura é o fato de armazenar estes blocos em uma rede compartilhada e que anota todas as informações cronologicamente.

Além disso, todo bloco é criptografado e contém as informações das transações feitas. Contudo, este novo bloco gerado traz alguns dados do anterior, e o próximo bloco na rede terá algumas informações do bloco criado antes. Assim, a segurança da rede é ainda maior por conta desses e outros fatores. Isso tem feito cada vez mais setores se adaptarem à tecnologia blockchain, afinal, ela facilita muitos processos.
Conclusão
Precisamos informar que não é tão simples explicar todo o fundamento da Blockchain, contudo, em poucos passos é possível entender o seu objetivo. Assim, você pode entender o que é a Blockchain, e ainda permanecer com algumas dúvidas. Isso é normal, e estes pontos você pode preencher com outras fontes de estudos, como vídeos educativos, por exemplo.
De todo modo, as maiores revoluções de destaques estão localizadas nas áreas de finanças, e de artes. Em questões financeiras, a blockchain é o motor que movimenta o Bitcoin e outros projetos de criptomoedas. Além disso, o uso dessa tecnologia, também possibilitou algumas inovações como os fan tokens de clubes de futebol e outros esportes.
Já no campo artístico, a mudança está chegando acompanhada de muito lucro para os artistas que estão aproveitando o momento. De modo que já registraram no último ano, vendas milionárias de obras NFT (non-fungible token). Um dos casos de destaque foi o da coleção de Beeple, vendida por US$ 69 milhões em um leilão digital. Mas diariamente muitos itens estão sendo negociados por valores impressionantes na internet.
Confira: Bitcoin voltará aos US$ 60 mil em 2022? Veja os detalhes
