Nova BMW com tecnologia que muda de cor: confira os detalhes

A BMW lançou o seu novo modelo, o iX Flow, que muda de cor. Na CES 2022, essa tecnologia mostrou que a mudança de cor fluida é acionada com um simples toque de um botão. Isso se dá através de sinais elétricos que envia uma coloração para o exterior do carro e faz com que ele aja como um camaleão. Assim, o motorista ganha liberdade ao escolher a cor que quer e quando quiser.

Se alguém dissesse, em outros tempos que era possível criar um transporte motorizado, com quatro rodas e capaz de locomover pessoas rapidamente, isso seria piada. Agora imagine se ela afirmasse que esse veículo também muda de cor. Então seria pior ainda, mas os tempos mudaram e nós já estamos no futuro. 

Nova BMW com tecnologia que muda de cor
Nova BMW com tecnologia que muda de cor / Créditos de imagem pixabay

A empresa ainda divulgou que essa pintura suporta climas extremos, tanto altas como baixas temperaturas. Esse SUV elétrico, por enquanto, só tem disponível apenas as tonalidades nas cores preto e branco, além de uma variação para o cinza. Segundo a BMW, este é um modelo para que outras personalizações possam ser feitas no interior e no exterior dos futuros carros.

Confira: Tecnologia e investimentos: onde aplicar o seu dinheiro?

Concorda que essa tecnologia é bastante ousada? De fato, a BMW sempre foi reconhecida por ter visão de futuro, por inovação. Por isso, ela está realizando um projeto de design muito avançado e que, com certeza, será imitado pelas rivais. Além disso, que você viu até aqui, nós mostraremos mais outros detalhes da tecnologia do iX Flow, seu lançamento no mercado e mais outras informações. Confira!

Como a tecnologia muda a cor do carro?

De acordo com a empresa, a mudança de pigmentação é baseada na mesma tecnologia dos leitores de livro digital. Assim, a mudança ocorre da traseira para a dianteira do carro. São milhões de microcápsulas de diâmetro e cada uma apresenta coloração branca com carga negativa e outras pretas com carga positiva.

Quando o motorista escolhe a cor, há uma força que leva esses pigmentos pretos ou brancos a se juntarem em cima da microcápsula. A partir deste momento, a pintura do carro muda. No momento, apenas as duas cores estão disponíveis, mas logo a tecnologia vai se desenvolver e possibilitar outras cores.

Você pode gostar: Tecnologia QD-OLED da Samsung na TV da Sony

Se em algum momento o BMW iX Flow for vendido, ele terá um motor igual ao iX M60, que também foi lançado na CES 2022. Portanto, é provável que tenha um motor elétrico de 619 cv com 103,1 kgfm de torque. Além disso, o modelo também deve ter uma capacidade de 560 km.

Essa foi apenas uma amostra na feira de tecnologia, pois o automóvel ainda deve contar com uma série de ajustes. Por isso, a montadora ainda não revelou quando essa máquina vai adentrar o mercado. E também não há preço, mas, sem dúvidas, estará no topo de linha da marca. Mas não para por aqui.

Mudança de cor conforme a necessidade

Além da tecnologia do BMW iX permitir que o dono altere as cores com base no seu gosto, ele pode também se basear nas condições do tempo e do clima. Por exemplo, em dias ensolarados, a cor branca pode refletir melhor a luz solar, diminuir o aquecimento do carro e reduzir o consumo de energia.

Nova BMW com tecnologia que muda de cor
Nova BMW com tecnologia que muda de cor / Créditos de imagem pixabay

Por outro lado, o motorista pode selecionar a cor preta quando os dias estiverem mais frios, pois o automóvel poderá absorver mais calor solar. Segundo a BMW, essas mudanças seletivas de cor acabam ajudando na diminuição dos ciclos de resfriamento e aquecimento do ar-condicionado.

Tecnologia da BMW traz cinema no carro

Mas, se você pensava ser só isso, esta não é a única novidade que a BMW trouxe. A fabricante fez um sistema que possui uma tela de 31 polegadas em 8k na parte traseira no carro. Apesar de ser na cabine, a experiência é de um pequeno cinema. Chamada “My Mode Theatre”, essa tecnologia representa um grande avanço quanto ao entretenimento em um carro.

Além disso, o dispositivo conta com um sistema de som surround e uma internet que chega ao 5G. Ao ligar, a tela desce do teto e se expande no interior do carro, com uma altura que vai do teto ao encosto dos bancos dianteiros. Além dos filmes armazenados, a BMW fechou parceria com a Amazon para proporcionar mais entretenimento aos usuários. Assim, os passageiros podem aproveitar para ver filmes, séries, músicas e podcasts, ou seja, a mesma diversão de casa agora no carro.

Veja também: Aplicativo que roubam seus dados – Saiba como se proteger

Aplicativos que roubam seus dados - Saiba como se proteger
Aplicativos que roubam seus dados – Saiba como se proteger / Créditos de imagem pixabay

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2023 GETFINTEC - Theme by WPEnjoy · Powered by WordPress