Tecnologia é uma palavra que se fixou no vocabulário mundial há 20 anos. Por isso consideram a geração Z, ou seja, aqueles que nasceram após 1995, como nativos tecnológicos.
E por falar na geração Z, eles também crescem no cenário dos investimentos. Pois, antes investir era algo muito fora da realidade das pessoas comuns. Mas, hoje, junto com a tecnologia cabe nas mãos de qualquer pessoa. Juntando às duas coisas há um casamento interessante. Investir em tecnologia, inteligência artificial. Isto é, usufruir do melhor que vem do Vale do Silício. Mas a dúvida é:
- Qual a melhor marca?
- Quem produz a tecnologia mais útil?
- Quais delas vão perdurar?
Acompanhe este artigo para entender melhor o cenário, para aplicação do seu dinheiro.
Confira: 3 Aplicativos para controlar as suas finanças. Clique.
Tecnologia para o mercado global
Se olharmos somente para o mercado de tecnologia no Brasil, veremos que o mercado de tecnologia não vai bem. Mas, há muitas coisas a se colocar em perspectiva. Principalmente porque, em geral, aqui tudo vai mal.

Ao ampliarmos a visão para os EUA, veremos que, mesmo com oscilações, as ações vão bem. Assim, para entender o business da tecnologia, é preciso olhar para um cenário global. Pois, tudo depende dos movimentos no mundo todo.
Na América do Norte, vemos registros de aquecimento das ações de marcas de tecnologia. E especial as 4, conhecidas, como grandes big techs:
- Maçã,
- Amazonas,
- Meta,
- O Google.
Então posso dizer que é só escolher uma dessas e investir. Esse não é o melhor caminho, pois como todo negócio, há critérios. Isto é demanda planejamento.
Veja também: 4 Aplicativos para tirar foto panorâmica, que você deve ter!
Estabelecer critérios segundo seus objetivos
Para investir em tecnologia é preciso ter ciência do que se pretende. Ou seja, onde quero chegar e em quanto tempo. Se precisa de um retorno a longo ou curto prazo. Como pretendo usar esse dinheiro no futuro. Entre tantas outras perguntas que precisam ser respondidas.
Entenda as diferentes possibilidades. Pois, há algumas semanas as ações da Apple deram um salto estrondoso. Para os mais afoitos e aventureiros, é a melhor hora de se investir.
Por outro lado, aqueles mais cautelosos, vão buscar segurança na Google, por ser uma marca que estabeleceu um crescimento paulatino ao longo dos anos. Sem contar que quando se fala em tecnologia, a empresa é um sinônimo. Pois, há que considerar que 1/3 da população mundial acessa a plataforma todos os dias.
Fala dos especialistas
Mark Haefele, que trabalha na coordenação do setor de investimentos da UBS, aponta uma lista de empresas para investimentos a longo prazo. Ou seja, segundo ele as mais seguras para aportar seriam:
- Microsoft,
- Nvidia,
- Alfabeto,
- Maçã,
Por outro lado, ele mesmo afirma que essas empresas não são os melhores lugares para investir em tecnologia. Portanto ele diz que para o carro chefe dos melhores valores é o ramo da:
- inteligência artificial,
- big data, e
- cíber segurança.
O que ele denomina de ABC da tecnologia. Assim, essas áreas são as melhores opções para quem quer bom retorno até 2025. Outra, boa opção a longo prazo são as marcas ligadas a rede 5G, que podem render em torno de 10% a 16% em 3 anos.
BDRs e tecnologia
Fabrício Gonçalvez, que é CEO Box, enxerga as empresas de tecnologias como opções viáveis. Ou seja, não é hora de descartar as marcas do ramo. Ao passo que adverte quanto a Apple, pois entende que ela já atingiu um crescimento substancial. Assim o rendimento diminui.
Gonçalvez vê melhores perspectivas em marcas que trabalham com chips. Logo, ele vê empresas como a Nvidia mais promissoras à rentabilidade.
Portanto, no atual cenário, faz mais sentido investir na Nvidia ao invés da Apple. Considerando também a entrada do mar no metaverso, isso fará um upgrade no fornecimento de chips.

O caminho é o metaverso
Falando no metaverso, é importante vê-lo com uma boa promessa de investimento. Isto é, consiste em apostas de gurus como Rodolfo Consenzzo, da Top Gain. Ele vê como promissoras as marcas:
- Microsoft,
- Amazon e
- O Facebook.
Justamente por investirem no metaverso, sendo uma tendência, além de desenvolvimento constante e produção de energia limpa.
Amazonas
Para Consenzzo, a Amazon é um caso especial. Porque é um bom investimento, também, a curto prazo. Pois, devido à insegurança causada por novas variantes da covid-19, as pessoas tendem a optar pela compra on-line. Isso fortalecerá ainda mais a empresa, que já usufruiu nos campos do e-commerce e do streaming.
Outra fonte de bons rendimentos em tecnologia, segundo o executivo, é a inteligência artificial. Que traz empresas como Big Data na ordem do dia. É importante voltar o olhar para elas.
Assim, em um mercado tão volátil e complexo, é importante estar atento às suas próprias perspectivas de investidor. A pergunta de 1 milhão não é se a tecnologia é boa para investir. Porque é. A dúvida está na marca, para este caso não existe melhor ou pior, mas sim a que se adequa melhor à sua carteira de expectativas e necessidades.
Confira: Aplicativos que roubam seus dados – Saiba como se proteger
